BUSCA

Quem Somos


    A Rede Brasileira de Estudos sobre Cidades Médias– REDBCM - foi pensada como um mecanismo de integração de pesquisas e de divulgação científica numa perspectiva multi-interdisciplinar, direta e indiretamente ligada à vida destas cidades e de seus habitantes. Pretende ser uma estratégia intra-universidades e pluri-institucional, alavancada pela Universidade Federal de Pernambuco, através do seu Núcleo de Estudos e Pesquisas Regionais e do Desenvolvimento – D&R. Tem a intenção de integrar pesquisadores e respectivas pesquisas sobre as cidades de porte médio e seus territórios de sinergia em todos os estados da Federação. Além disso, conta com o apoio do Centro Internacional Celso Furtado de políticas para o Desenvolvimento e é financiada pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia.

    O problema urbano atual nas grandes cidades brasileiras, há quem fale de “caos urbano”, tem se propagado para as cidades médias e, neste sentido, o projeto quer refletir sobre estes fenômenos que a nosso ver carecem de uma perspectiva que seja capaz de não apenas problematizar os entraves contemporâneos, mas de propor alternativas.

    Em termos organizacionais, a idéia é que a constituição da REDBCM auxilie o conjunto de colaboradores a planejar as atividades individuais e conjuntas, visando o aperfeiçoamento e consolidação dos estudos e de sua divulgação.

    Esta iniciativa pretende se transformar em um mecanismo de concepção dinâmica, interativa e contemporânea de compreensão das cidades médias; que possam se transformar em instrumentos de apoio às ações de melhoria física, social e econômica para as localidades e às ações de planejamento dos crescimentos sustentados dos territórios de sinergia das cidades médias. A proposta é estruturar a Rede em dois níveis: 1) um conselho científico com a atribuição de propor, discutir as idéias e criar as linhas de pesquisa nas quais estarão organizados os pesquisadores; além de estabelecer relações com grupos que tenham alguma interface com a Rede 2) uma coordenação operativa com a atribuição de propor ações a serem discutidas nos âmbitos do Conselho e dos pesquisadores integrados à Rede; sistematizar informações, acompanhar o funcionamento do Portal Interativo; organizar os encontros dos pesquisadores das instituições integradas, manter contato com as instâncias e instituições municipais, além de monitorar sistematicamente a Rede de informação e produção do conhecimento.
 
 

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362