Como Conseguir Advogado De Graça?

Se você está procurando por um advogado de graça, uma opção é ir até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mais próxima de sua localidade. Lá, é possível solicitar atendimento gratuito desde que você comprove sua renda e condição financeira.

Para isso, é necessário apresentar alguns documentos, como carteira de trabalho, contracheque, comprovação bancária, comprovante de residência e documento de identificação (como CPF e RG).

É importante lembrar que a disponibilidade de advogados gratuitos pode variar de acordo com a região. É sempre recomendável entrar em contato com a OAB mais próxima para verificar se existem advogados disponíveis para atendimento gratuito.

Qual o valor de uma consulta com um advogado?

O valor de uma consulta com um advogado no Brasil pode variar entre R$ 120 e R$ 1.619,15. Isso significa que a taxa de uma consulta pode ser diferente dependendo do advogado e do tipo de serviço que ele oferece.

É importante notar que esses valores podem mudar ao longo do tempo.

Qual a renda máxima para conseguir advogado gratuito?

Para poder obter um advogado gratuito através da Defensoria Pública, a pessoa precisa ganhar menos de três salários mínimos mensais.

É possível que sejam solicitados documentos como o holerite, carteira de trabalho, extratos bancários e contas de casa, tanto da pessoa que procurou a Defensoria como de outras pessoas que moram na mesma residência.

Aprenda mais:

Como entrar em contato com um advogado público?

Para entrar em contato com um advogado público, basta dirigir-se a sede da Defensoria do seu estado ou a um dos núcleos da instituição.

Lá, será realizada uma triagem e, dependendo da sua situação, será encaminhado ao Defensor responsável por atendê-lo.

É importante lembrar que a Defensoria é uma instituição pública que oferece assistência jurídica gratuita a pessoas que não possuem condições de arcar com os custos de um advogado particular.

Quais os requisitos para ser atendido pela Defensoria Pública?

Para ser atendido pela Defensoria Pública, é necessário que a renda mensal individual do indivíduo seja de até 2,5 salários mínimos e a renda familiar seja de até 4 salários mínimos.

Além disso, o indivíduo não pode ser proprietário, titular, herdeiro ou legatário de bens móveis ou imóveis que valham mais do que 180 salários mínimos, e não pode possuir investimentos financeiros em aplicações que valham mais do que 20 salários mínimos.