Como Conseguir Um Advogado Na Defensoria Pública?

Para obter um advogado da Defensoria Pública, é necessário ir até uma unidade da Defensoria e obter uma senha para expor seu caso durante a triagem.

É importante levar documentos como o RG original, comprovantes de renda e residência, além de outros documentos que possam ser solicitados durante o processo, dependendo do tipo de ação.

Ao fazer isso, o interessado garantirá o atendimento pelo advogado da Defensoria Pública.

Quais os requisitos para ser atendido pela Defensoria Pública?

Para ser atendido pela Defensoria Pública, é preciso ter renda individual mensal de até 2,5 salários mínimos e renda familiar de até 4 salários mínimos.

Além disso, não pode ser proprietário ou titular de bens móveis ou imóveis superiores a 180 salários mínimos e não pode possuir investimentos financeiros em aplicações superiores a 20 salários mínimos.

Onde tem advogado gratuito?

Existe uma instituição pública chamada Defensoria Pública que tem como objetivo oferecer assistência jurídica gratuita e integral para aqueles que não têm condições de pagar pelos serviços de um advogado.

Esta instituição é conhecida como "justiça gratuita" e é responsável por garantir que todos tenham acesso aos serviços de um advogado, independentemente da sua capacidade financeira.

Como solicitar um advogado na Defensoria Pública?

Para solicitar um advogado gratuito pela Defensoria Pública, é preciso apresentar uma declaração de renda que não ultrapasse o limite de três salários mínimos por família.

Além disso, em muitos casos é necessário passar por uma avaliação dos bens que a pessoa possui.

Interessante? Leia também:

Como falar com advogado gratuito?

Para falar com um advogado gratuito, você pode procurar por serviços de defensoria pública, que são oferecidos pelo governo e oferecem assistência jurídica gratuita para pessoas que não têm condições financeiras para pagar por um advogado particular.

Outra opção é procurar por advogados que oferecem serviços de advocacia pro bono, que são serviços jurídicos oferecidos de forma voluntária e gratuita para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade.

Algumas faculdades de direito também oferecem serviços universitários, que são prestados por estudantes de direito sob supervisão de advogados experientes e podem ser uma opção para obter assistência jurídica gratuita.