Como Conseguir Pcd?

Para conseguir um documento de PCD (Pessoa com Deficiência), é possível obtê-lo em hospitais e clínicas médicas.

Se você já foi diagnosticado com algum tipo de deficiência ou faz acompanhamento ou tratamento em algum hospital, é mais fácil conseguir o documento nesse local.

Caso contrário, você pode solicitar o laudo pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de forma gratuita. É importante lembrar que é necessário um diagnóstico médico para obter esse documento.

Quais doenças entram no PcD 2022?

Quais doenças são consideradas deficiências que podem ser incluídas no programa de acessibilidade do governo (PcD) em 2022? Resposta: Em 2022, as seguintes doenças podem ser incluídas no programa de acessibilidade do governo (PcD): paralisia cerebral, paralisia irreversível e incapacitante, paraparesia, paraplegia, poliomielite, problemas nos joelhos, próteses internas e externas, sequelas de Thalidomide, Síndrome de Down, tendinite grave, tetraplegia, tetraparesia, triparesia, triplegia, tuberculose ativa e visão monocular.

Estas doenças podem limitar a capacidade de uma pessoa em realizar atividades cotidianas e, portanto, o PcD oferece acessibilidade e apoio para aqueles que as possuem.

Como conseguir PcD 2022?

Para obter o benefício do IPVA PcD 2022/2023, é preciso realizar o recadastramento até o final de novembro. Isso é necessário mesmo para aqueles que já possuem a situação "suspensa" ou "nada consta" no sistema.

Para verificar seu status e realizar o recadastramento, é possível acessar o Sistema de Veículos (Sivei) da Sefaz-SP, usando a placa do veículo.

Quais são as doenças que entram no PcD?

  • Câncer: uma doença que se caracteriza pelo crescimento desordenado e anormal de células no corpo.
  • Amputações: a remoção cirúrgica de um membro ou parte de um membro do corpo.
  • Artrite: uma doença que afeta as articulações, causando inflamação, dor e limitação de movimento.
  • Artrodese: uma cirurgia que une duas ou mais vértebras da coluna vertebral usando parafusos, placas ou outros dispositivos para imobilizar as vértebras. As sequelas são os efeitos a longo prazo da cirurgia.
  • Artrose: uma doença das articulações que causa dor, inflamação e perda de função nas articulações afetadas.
  • Autismo: um transtorno do desenvolvimento que afeta a capacidade de se comunicar e interagir socialmente.
  • AVC: um tipo de doença cerebrovascular que ocorre quando o fluxo sanguíneo para o cérebro é interrompido, levando a danos cerebrais.
  • AVE: um tipo de AVC que ocorre quando há danos ao tecido cerebral devido a uma falta de sangue e oxigênio.

O que é necessário para ser considerado PcD?

Para ser considerado uma pessoa com deficiência (PcD), é necessário que o indivíduo tenha algum tipo de alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo que afete sua função física.

Isso pode se manifestar de diversas formas, como paraplegia, tetraplegia, hemiplegia, amputação ou ausência de membros, entre outras condições.

É importante ressaltar que é necessário um laudo médico que comprove a deficiência para que o indivíduo seja considerado PcD.

Saiba mais: