Como Conseguir Isenção De Iptu?

Para solicitar a isenção do IPTU, você precisa retirar o formulário de requerimento na subprefeitura e preencher com seus dados.

Além disso, é necessário anexar uma cópia do demonstrativo de rendimentos do órgão pagador que comprove o valor bruto e o tipo de benefício que você recebeu no mês de janeiro do ano corrente.

Isso é necessário para garantir que você se enquadre nos critérios de elegibilidade para a isenção do IPTU.

O que é preciso para ficar isento do IPTU?

  • Para ficar isento do IPTU, é necessário apresentar comprovação de renda, registro do imóvel, RG, CPF, cartão do benefício e cópia do contrato do imóvel.

Quem tem direito à isenção do IPTU?

O IPTU é um imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana que é cobrado anualmente das pessoas que possuem imóveis na cidade. Algumas pessoas têm direito à isenção total ou parcial desse imposto.

Estas incluem pessoas com mais de 65 anos, aposentados e pensionistas viúvos, pessoas com deficiência e beneficiários de renda mensal vitalícia.

Para ter direito à isenção, essas pessoas devem solicitá-la no mês de março, segundo o calendário que será divulgado.

Interessante? Leia também:

Quem tem direito à isenção do IPTU em Salvador?

Para o ano de 2022, a isenção do IPTU em Salvador é concedida a todos os proprietários de imóveis residenciais cujo valor venal (Base de Cálculo) é igual ou inferior a R$ 118.998,54.

Isso significa que se o valor venal do seu imóvel for menor ou igual a este montante, você tem direito ao benefício da isenção do IPTU.

É importante ressaltar que a isenção do IPTU é um benefício concedido pelo governo local e pode ser alterado a cada ano.

Como fazer para idoso não pagar IPTU?

Para que um idoso não pague o IPTU, ele precisa verificar se é elegível para isenção do tributo, o que é estabelecido por leis municipais.

Isso significa que os aposentados e pensionistas do INSS que desejam a isenção devem entrar em contato com a prefeitura local. Se eles forem elegíveis para a isenção, deverão protocolar um pedido de isenção junto ao órgão responsável.

É importante ressaltar que cada município tem suas próprias regras e requisitos para isenção do IPTU, então é importante verificar com a prefeitura local para obter informações específicas.