Como Conseguir Bariatrica Pelo Sus?

Para conseguir fazer a cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente precisa ter o cartão do SUS.

Apenas pessoas com mais de 16 anos e menos de 65 anos que tenham sido diagnosticadas com obesidade mórbida, ou seja, que tenham atingido um grau de obesidade crítico, têm direito a fazer essa cirurgia de forma gratuita pelo SUS.

É possível fazer bariátrica pelo SUS?

É possível fazer uma cirurgia bariátrica pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. No entanto, o número de cirurgias realizadas pelo SUS caiu significativamente em um ano.

Em 2019, foram realizadas 12.568 cirurgias, mas em 2020 esse número caiu para 3.772, o que representa uma queda de 69,9%. Até julho de 2021, apenas 990 cirurgias bariátricas foram realizadas pelo SUS.

Quanto custa uma bariátrica pelo SUS?

A cirurgia bariátrica custa entre R$ 20 mil e R$ 40 mil para aqueles que não têm plano de saúde.

No entanto, aqueles que não têm condições financeiras para pagar por essa cirurgia podem recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, desde que atendam a alguns requisitos, como apresentar índice de massa corporal (IMC) entre 40 e 50 ou a partir de 35 se houver alguma doença associada (comorbidade).

Qual é o peso mínimo para fazer a cirurgia bariátrica?

A cirurgia bariátrica é uma opção para pessoas que são obesas e têm um Índice de Massa Corporal (IMC) acima de 40. Por exemplo, uma pessoa de 1,70 metro de altura e que pesa 116 quilos pode ser elegível para essa cirurgia.

Além disso, pessoas com IMC acima de 35 que têm doenças associadas, como diabetes, colesterol alto, entre outras, também podem ser candidatas a essa cirurgia.

É importante lembrar que o peso mínimo para realizar a cirurgia bariátrica varia de acordo com o tipo de procedimento e as condições de saúde de cada pessoa.

É sempre recomendado consultar um médico para avaliar se a cirurgia bariátrica é a melhor opção para o seu caso.

Qual hospital do SUS que faz bariátrica?

O Hospital Guilherme Álvaro, localizado em Santos no litoral de São Paulo, agora oferece cirurgias bariátricas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso faz com que o hospital se torne uma referência regional para esse tipo de tratamento.

Está gostando? Leia também: