Como Conseguir Isenção Para 2 Via De Identidade?

Para obter isenção da taxa para emitir uma segunda via da Carteira de Identidade, agende o atendimento normalmente. No momento da solicitação, peça a declaração de pobreza.

A autoridade responsável (IGP) verificará suas informações e, se concedida a isenção, não será necessário pagar pelo serviço.

Quem é isento de pagar segunda via da identidade?

O poder executivo está autorizado a isentar o pagamento de taxa para a emissão de segunda via da carteira de identidade para algumas pessoas em determinadas condições.

Essas pessoas são aquelas que são idosas (com mais de 65 anos se forem homens e mais de 60 anos se forem mulheres) e também aquelas que estão desempregadas há mais de 3 meses.

Isso significa que essas pessoas não precisam pagar para obter uma segunda via da carteira de identidade.

Aprenda mais:

Como pedir isenção de taxa para 2 via do RG?

  • Cidadãos que se auto declaram pobres precisam apresentar o Número de Identificação Social (NIS) para solicitar a isenção de taxa para a 2ª via do RG.
  • Homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos também têm direito a solicitar a isenção de taxa para a 2ª via do RG.
  • Desempregados há mais de 3 meses podem solicitar a isenção de taxa para a 2ª via do RG, desde que apresentem sua carteira de trabalho atualizada.