Como Conseguir Rinoplastia Pelo Sus?

Para conseguir rinoplastia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, é necessário ter o cartão do SUS e comprovar a necessidade da cirurgia.

O médico do SUS deve aprovar o procedimento e fornecer uma carta de encaminhamento, mas esse processo pode levar algum tempo, podendo demorar meses ou até anos.

Como entrar na fila do SUS para cirurgia plástica?

Para entrar na fila do SUS para cirurgia plástica, a pessoa deve primeiro se cadastrar no Sistema Único de Saúde (SUS) e ser avaliada por um médico.

Se o médico achar que é necessária a cirurgia, ele irá emitir um requerimento para que a pessoa possa fazer a cirurgia através do SUS.

É importante lembrar que as cirurgias plásticas são realizadas pelo SUS apenas em casos de necessidade clínica e não por motivos estéticos.

Como se inscrever para fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS?

Para se inscrever para fazer cirurgia plástica gratuita pelo SUS, é necessário seguir alguns passos. Primeiro, é preciso procurar uma instituição de saúde credenciada pelo SUS e iniciar os procedimentos de autorização para a cirurgia.

Em seguida, o paciente deverá ser consultado por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) para que seja feita uma avaliação do caso.

Se a avaliação e a constatação da necessidade da cirurgia forem positivas, o paciente receberá um encaminhamento para a realização da cirurgia em uma instituição de saúde credenciada pelo SUS.

É importante lembrar que o SUS oferece cirurgias plásticas gratuitas apenas em casos específicos, como para correção de deformidades congênitas ou adquiridas em consequência de acidentes.

Quanto custa uma rinoplastia 2022?

Em outubro de 2022, o preço inicial para uma rinoplastia em São Paulo é de aproximadamente R$ 12.290,24 nas principais clínicas. No entanto, este é apenas um valor médio e o preço final só pode ser determinado após uma avaliação médica.

O custo da cirurgia pode ser alterado dependendo da complexidade do procedimento e da experiência do médico.

Quais as cirurgias plásticas que o SUS cobre?

A lista de cirurgias plásticas que o SUS cobre inclui:

  • Reconstituição de lábio leporino, uma cirurgia para corrigir o defeito congênito que causa a fenda no lábio superior ou na boca;
  • Cirurgia de mudança de sexo, que é realizada para alterar as características físicas de uma pessoa de acordo com sua identidade de gênero;
  • Abdominoplastia, que é utilizada para corrigir a flacidez e reduzir a pele excessiva após uma perda significativa de peso;
  • Vasectomia e laqueadura, procedimentos que são realizados para prevenir a gravidez;
  • Gastroplastia, uma cirurgia que reduz o tamanho do estômago para ajudar a controlar o peso corporal;
  • Otoplastia, uma cirurgia que é realizada para corrigir orelhas de abano ou outras deformidades nas orelhas.

Mais sobre o assunto: