Como Conseguir Defensor Público?

Para obter um defensor público, o interessado deve primeiro visitar uma unidade da Defensoria Pública. Lá, deve pegar uma senha e relatar o caso ao funcionário responsável pela triagem.

É importante levar documentos como RG original, comprovante de renda e comprovante de residência. Dependendo do tipo de caso, pode ser necessário apresentar outros documentos durante o processo.

A Defensoria Pública é um órgão responsável por fornecer assistência jurídica gratuita a pessoas com baixa renda e grupos vulneráveis.

É fácil conseguir um defensor público?

Para conseguir um defensor público na Defensoria, é preciso agendar um atendimento pelo site ou pelo telefone.

O serviço está disponível para pessoas com renda familiar de até três salários mínimos ou, em caso de famílias com mais de cinco membros, de até quatro salários mínimos.

Onde buscar um defensor público?

Para encontrar um defensor público, você pode acessar o site da Associação Nacional das Defensoras e dos Defensores Públicos (ANADEP) em www.anadep.org.br e clicar no link "Defensorias Públicas no Brasil".

Se você tiver sugestões, elogios ou reclamações sobre a Defensoria Pública, pode entrar em contato com a ouvidoria da Defensoria Pública ou com a própria Defensoria Pública do seu estado.

Quem tem direito a um defensor público?

A pessoa tem direito a um defensor público se ela tiver uma renda mensal individual de até 2,5 salários mínimos ou uma renda familiar de até 4 salários mínimos.

Além disso, ela não pode ser proprietária, titular, herdeira ou legatária de bens móveis ou imóveis que sejam superiores a 180 salários mínimos, e não pode possuir investimentos financeiros em aplicações superiores a 20 salários mínimos.

Está gostando? Leia também: