Como Conseguir Cirurgia Pelo Sus?

Para conseguir uma cirurgia pelo Sistema Único de Saúde (SUS), é necessário primeiro passar por uma avaliação médica. Durante a avaliação, o médico irá analisar o seu estado de saúde e decidir se é necessário realizar a cirurgia ou não.

Se o médico decidir que a cirurgia é necessária, ele irá encaminhá-lo para realizar os exames pré-operatórios necessários. Somente após passar pelos exames e receber aprovação do médico é que você poderá marcar a cirurgia pelo SUS.

Qual o tempo de espera para uma cirurgia pelo SUS?

A lei 4431/20 exige que o Sistema Único de Saúde (SUS) realize consultas agendadas pelos usuários em até 15 dias.

No entanto, se o agendamento for para um idoso, pessoa com doença crônica, gestante ou pessoa com necessidades especiais, o prazo máximo de espera é reduzido para apenas 3 dias.

Artigos relacionados:

Qual a cirurgia mais realizada no SUS?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) analisou os números e identificou que as cirurgias de catarata, hérnia, vesícula e varizes são as mais realizadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Estas cirurgias são muito procuradas pela população que depende da rede pública de saúde. É a primeira vez que o CFM se aproxima do tamanho real da fila de espera por cirurgias no SUS.

O que precisa para marcar cirurgia pelo SUS?

Para marcar uma cirurgia pelo SUS, você precisa:

  • Baixar o aplicativo Conecte SUS para Android ou iOS e instalá-lo em seu dispositivo;
  • Entrar com seus dados de login no aplicativo;
  • Autorizar o acesso aos seus dados pessoais no aplicativo;
  • Aceitar os termos de uso do aplicativo;
  • Acessar o campo "Agendamento" no aplicativo e definir a data e local do atendimento desejado.

Como conseguir cirurgia de graça pelo SUS?

Para conseguir uma cirurgia plástica gratuita pelo SUS, é necessário seguir alguns passos. Primeiro, é preciso procurar uma instituição de saúde credenciada pelo SUS e iniciar os procedimentos de autorização para a realização da cirurgia.

Em seguida, o paciente deverá ser avaliado por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS), que fará uma análise do caso e determinará se a cirurgia é realmente necessária.

Se for constatado que o procedimento é necessário, o paciente receberá autorização para realizar a cirurgia gratuitamente pelo SUS.

É importante lembrar que, para ter direito à cirurgia gratuita pelo SUS, o paciente deve atender a certos critérios, como ter baixa renda e estar regularmente cadastrado no sistema.