Como Conseguir Dupla Cidadania Alemã?

Para conseguir cidadania alemã, existem pelo menos cinco caminhos:

  • Por ascendência: se um dos seus pais ou avós foi cidadão alemão, você pode ser elegível para cidadania alemã.
  • Por adoção: se você foi adotado por um cidadão alemão quando era criança, você pode ser elegível para cidadania alemã.
  • Por tempo vivendo na Alemanha: se você tem residido na Alemanha por um determinado período de tempo, você pode ser elegível para cidadania alemã.
  • Por casamento com cidadão alemão: se você é casado com um cidadão alemão, você pode ser elegível para cidadania alemã.
  • Por naturalização reparatória: se você é descendente de judeus perseguidos pelo regime nazista, você pode ser elegível para cidadania alemã através da naturalização reparatória.

Como faço para conseguir dupla cidadania alemã?

Para obter a cidadania alemã, é necessário seguir os passos disponíveis no site da Embaixada da Alemanha no Brasil.

O processo é feito online e pode ser realizado por aqueles que nasceram após 23 de maio de 1949, data em que entrou em vigor a Lei Fundamental alemã.

É importante notar que é necessário atender aos requisitos estabelecidos pelo governo alemão para obter a cidadania.

Quem pode ter dupla cidadania alemã?

A partir de 20 de agosto de 2021, qualquer pessoa nascida após 23 de maio de 1949 pode adquirir a cidadania alemã através de um processo de declaração. Isso foi possível graças à entrada em vigor da Lei Fundamental da Alemanha.

Essa lei permite que as pessoas nascidas após a sua implementação tenham a opção de adquirir a cidadania alemã, além da cidadania que já possuem. É importante observar que essa lei não se aplica a pessoas nascidas antes de 23 de maio de 1949.

Leia mais:

Quantas gerações têm direito a cidadania alemã?

O direito à cidadania alemã não é limitado a determinado número de gerações. Isso significa que a cidadania pode ser passada de pai para filho, de avô para neto e assim por diante, sem restrições de geração.

No entanto, a cidadania só é transmitida através da linha de ancestralidade entre pais e filhos, e não por outros meios.

Como saber se tenho direito a cidadania alemã?

Para saber se você tem direito à cidadania alemã, primeiro verifique se você se enquadra em algum dos seguintes casos:

  • Está casado com um alemão há pelo menos dois anos;
  • Possui um pai ou mãe alemão;
  • É imigrante e tem vivido na Alemanha há pelo menos 8 anos.

Essas são as situações mais comuns em que é possível obter a cidadania alemã. Se você se encaixa em alguma delas, poderá solicitar a cidadania alemã junto às autoridades competentes.