Como Conseguir Um Advogado Gratuito?

Para conseguir um advogado gratuito, você deve primeiro comprovar sua renda e condição financeira.

Isso pode ser feito através da apresentação de alguns documentos, como a carteira de trabalho, o contracheque, o comprovante bancário, o comprovante de residência e os documentos de identificação (CPF e RG).

A melhor maneira de fazer isso é ir até a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mais próxima e apresentar esses documentos. Comprovada sua condição financeira, você poderá ser atendido por um advogado gratuitamente.

Como falar com advogado gratuito?

Se você não tem condições financeiras para pagar por um advogado, existe um órgão estatal chamado Defensoria Pública que pode lhe oferecer assistência jurídica gratuita.

A Defensoria Pública tem como missão dar acesso à justiça gratuita para aqueles que não podem arcar com os custos de um advogado. Você pode entrar em contato com a Defensoria Pública para falar com um advogado gratuito.

Como entrar em contato com um advogado público?

Para entrar em contato com um advogado público, é necessário dirigir-se à sede da Defensoria do seu estado, ou a algum dos núcleos da instituição, onde passará por uma triagem.

Dependendo da sua situação, será encaminhado ao Defensor para atendimento. A Defensoria é uma instituição pública que oferece assistência jurídica gratuita a pessoas de baixa renda.

Quem tem direito ao advogado gratuito?

Basicamente, a resposta indica que qualquer pessoa ou entidade que não tenha recursos financeiros suficientes para pagar por um advogado e pelas despesas judiciais tem direito ao advogado gratuito.

Isso inclui não apenas indivíduos, mas também organizações sem fins lucrativos e associações de bairro. O objetivo é garantir que todas as pessoas tenham acesso a representação legal independentemente de sua situação financeira.

Como faço pra conseguir um advogado público?

  • O Juizado Especial Cível é um órgão que existe em todos os estados brasileiros e cuida de pequenas causas, de até 20 salários mínimos.
  • A Defensoria Pública é um órgão que presta assistência jurídica gratuita a pessoas que não têm condições de pagar por um advogado particular.
  • As faculdades de direito são instituições que oferecem cursos de graduação em direito e que podem ser uma fonte de advogados públicos.
  • A Ordem dos Advogados é uma entidade que reúne advogados em todo o país e que pode ser uma fonte de informações sobre advogados públicos.

Está gostando? Leia também: