Como Conseguir A Declaração Do Imposto De Renda?

Para obter a sua declaração do imposto de renda, você pode acessar o e-CAC e baixar a cópia dela. Se não for possível fazer isso pelo e-CAC, você pode solicitar a cópia pelo atendimento online (Chat RFB) ou presencial.

Para o atendimento presencial, você precisa consultar a unidade da Receita Federal mais próxima e agendar um horário para ser atendido.

Como obter a segunda via da declaração do Imposto de Renda?

A segunda via da declaração do Imposto de Renda pode ser obtida de três formas diferentes. A primeira é através do site da Receita Federal, mas isso só é possível se o contribuinte possuir um Certificado Digital.

A segunda forma é através do uso de um programa ou aplicativo da Receita Federal, no qual é possível recuperar os recibos salvos em um dispositivo. A terceira forma é comparecendo a um posto de atendimento da Receita Federal presencialmente.

Aprenda mais:

Como gerar PDF da declaração de Imposto de Renda 2022?

Para gerar um arquivo PDF da sua declaração de Imposto de Renda 2022, siga os seguintes passos:

  • Abra o programa da Receita Federal e clique em "Declaração".
  • Selecione a opção "Imprimir" e, em seguida, clique em "Declaração".
  • Na próxima tela, selecione a declaração que deseja imprimir e clique em "OK".
  • Na tela seguinte, selecione a opção "Toda a declaração" e clique em "Gerar PDF" e em "OK".

Dessa forma, você deverá ter gerado um arquivo PDF com a sua declaração de Imposto de Renda 2022.

Como imprimir o Imposto de Renda 2022?

Para imprimir o Imposto de Renda 2022, você pode obter uma segunda via da sua declaração no site da Receita Federal.

Isso pode ser feito se você tiver um código de acesso e senha para o sistema e-CAC ou uma senha "gov.br" que lhe dá acesso aos sites do governo federal. Para acessar o site da Receita, basta seguir as instruções que são fornecidas no site.

Uma vez que você tenha acessado o site, basta seguir as instruções para imprimir a sua declaração de Imposto de Renda. É importante lembrar que você precisará ter uma impressora em funcionamento para que isso seja possível.

Como consultar declaração de imposto de renda pelo CPF?

Para consultar a sua declaração de imposto de renda pelo CPF, basta acessar o site da Receita Federal do Brasil e seguir os seguintes passos:

  • Informe o seu CPF e data de nascimento no campo indicado.
  • Selecione o ano-base da consulta.
  • Clique em "Consultar".

Dessa forma, você poderá verificar se você está entre os contribuintes que receberão de volta o valor pago a mais pelo tributo. É importante lembrar que essa consulta só está disponível para declarações já processadas pela Receita Federal.