Como Conseguir Abdominoplastia Pelo Sus?

Para conseguir uma abdominoplastia pelo SUS (Sistema Único de Saúde), é preciso ter a devida documentação e necessidade comprovada e obter a indicação do médico do SUS.

Como o SUS é o sistema público de saúde do Brasil, qualquer brasileiro pode se candidatar a uma abdominoplastia pelo SUS. No entanto, a indicação do médico é necessária quando a abdominoplastia tem um cunho reparador.

Como se cadastrar para fazer cirurgia plástica de graça?

Para fazer uma cirurgia plástica gratuita, é necessário se inscrever em uma instituição de saúde credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente deve ser examinado por um médico em uma unidade básica de saúde para que o caso seja avaliado.

Depois de verificar a necessidade da cirurgia, o médico fará a solicitação para que a cirurgia seja realizada. É importante lembrar que a disponibilidade de cirurgias gratuitas é limitada e pode haver filas de espera.

Como entrar na fila do SUS para cirurgia plástica?

Para entrar na fila do SUS para cirurgia plástica, a primeira coisa a fazer é se cadastrar no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso pode ser feito nas unidades de saúde do seu município.

Após o cadastro, um médico vai avaliar a sua situação e, se entender que é necessário realizar a cirurgia, irá fornecer um requerimento para a realização da mesma.

É importante lembrar que o tempo de espera para a cirurgia pode variar de acordo com a região em que você mora e a disponibilidade de recursos no SUS.

Quais as cirurgias plásticas que o SUS cobre?

  • Reconstituição de lábio leporino: cirurgia que corrige o defeito congênito do lábio superior;
  • Cirurgia de mudança de sexo: procedimento que altera as características físicas e sexuais de uma pessoa;
  • Abdominoplastia: cirurgia que remove a pele e gordura excessiva do abdômen, corrigindo a flacidez;
  • Vasectomia e laqueadura: procedimentos que visam impedir a gravidez, respectivamente em homens e mulheres;
  • Gastroplastia: cirurgia que reduz o tamanho do estômago para tratar a obesidade;
  • Otoplastia: cirurgia que corrige as orelhas de abano, ajustando sua forma e posição.

Está gostando? Leia também:

Quem tem direito a cirurgia plástica pelo SUS?

O SUS, ou Sistema Único de Saúde, oferece cirurgia plástica somente se for do tipo reparadora.

Isso significa que os procedimentos cobertos pelo SUS incluem cirurgia reparadora, como por exemplo abdominoplastia para corrigir a flacidez e o excesso de pele após a perda de peso.