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Cidades Criativas


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Na actualidade, a ideia de Cidade Educadora apesar de associada a um movimento de iniciativas e instituições de âmbito internacional, tem vindo a ser reconhecida como uma das vias possíveis para perceber a realidade urbana e melhorar a sua dinâmica em termos de participação e coesão social. Neste sentido, percebe-se a cidade não só como referente fundamental para o desenvolvimento urbano, mas também como agente educativo dinamizador de aprendizagens não formais e informais que permitam aos seus cidadãos desenvolver competências e reforçar os princípios de cidadania activa. Para ilustrar esta dimensão, o presente artigo, enquadrado no âmbito do projecto “O Eixo Atlántico: un território educador, unha comunidade educativa” procurará fazer uma breve contextualização do movimento internacional das cidades educadoras com o intuito de estabelecer directrizes para o desenvolvimento de actuações integradas nas políticas educativas municipais das cidades do Eixo Atlântico. A partir da análise de doze projectos educativos dos diferentes municípios membros da AICE classificados como “boas práticas” à luz da filosofia e dos princípios das cidades educadoras, pretende-se contribuir para a discussão e reflexão em torno da importância da transferibilidade destas experiências para o contexto das cidades da Euro-região Galiza-Norte de Portugal.
 
 
 
 
 
 
 
 
Plusieurs communes françaises se sont lancées dans la construction d'éco-quartiers intégrant des objectifs de qualité environnementale. Ce dossier présente des exemples d'éco-quartiers réalisés en France, mais aussi en Allemagne, en Suède ou aux Pays-Bas, pays pionniers en la matière. Comment sont montés et conduits ces projets ? Comment sont-ils évalués ? De quelle façon s'inscrivent-ils dans l'objectif plus large du développement durable ? Quel est le rôle de l'État en la matière (Grenelle de l'Environnement ...) ? Telles sont les questions abordées dans ce numéro, à travers les positions diverses des professionnels (chercheurs, aménageurs, architectes, urbanistes...) ou des champs disciplinaires spécifiques (géographie, sociologie, design, architecte...) ; à travers également les exemples étrangers, analysés par des chercheurs ou des experts, puis ceux des projets français, présentés par leurs promoteurs ou par des observateurs extérieurs. La dernière partie est plus particulièrement centrée sur les processus et les démarches mises en œuvre pour la construction des écoquartiers.
 
 
O III Encontro Anual da Rede Brasileira de Cidades Médias ocorrerá em outubro (23, 24 e 25) de 2013 no auditório do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na cidade de Cachoeira.

Tendo como tema geral Desenvolvimento e Cultura, o III Encontro Anual da REDBCM centrar-se-á nos desafios e perspectivas impostos pelas questões do desenvolvimento à cultura, aqui entendida não apenas como patrimônio material e imaterial dos agrupamentos humanos, mas, também, como conjunto de hábitos, costumes e valores que impactam na constituição do poder local, assim como na formação de uma cultura política que pode ou não fomentar o desenvolvimento das pequenas e médias cidades. Desta forma, o evento pretende se constituir em fórum de caráter interdisciplinar voltado para a reflexão acadêmica e científica relativa ao tema em destaque, sem, entretanto, excluir o diálogo com as políticas públicas e práticas privadas, sejam elas empresariais e/ou oriundas dos movimentos sociais.
 
 
 
 
 
 
La lutte contre le changement climatique, la menace de congestion du trafic et le souci d'équité territoriale remettent en question la place de la voiture dans nos sociétés. Au-delà des transports collectifs, il faut redécouvrir - ou inventer - de nouvelles " mobilités " et de nouveaux services : " l'autopartage ", le covoiturage, le vélo, les véhicules légers à deux, trois ou quatre roues...
La R&D, puis la mise sur le marché de véhicules innovants, électriques ou hybrides vont dans ce sens. Les auteurs de ce rapport présentent dix-neuf recommandations aux pouvoirs publics, destinées à encourager ces nouveaux modèles de transports et à repenser le partage de la voirie. Clairement présenté, pragmatique dans sa démarche et ses propositions intégrant aussi la révolution numérique, cet ouvrage saura convaincre autant que renseigner.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

RBCM. Laboratório de Investigação do Espaço da Arquitetura. Departamento de Arquitetura e Urbanismo. Centro de Artes e Comunicação. UFPE . Recife — PE. (81) 2126.7362